Espero que gostem
O BUQUE:
Tudo no casamento antigamente tinha um significado muito interessante, O Buque Já como forma de prevenção e superstição, os antigos gregos e romanos tinham um costume na hora de montar o buquê da noiva – ele deveria ser formado por uma mistura de alho e ervas ou grãos, para que o alho afastasse os maus espíritos e as ervas ou grãos garantissem uma frutífera união ao casal. Porém na Polônia o costume era colocar açúcar no buquê da noiva e como num passe de mágicas acreditava que a esposa se manteria doce. Mas a tradição e superstição que perdura até os dias de hoje é a de que a mulher solteira que pegar o buquê quando a noiva jogá-lo certamente será a próxima a realizar um casamento.
Outra historia para o buque é a seguinte: Antigas noivas romanas usavam ramos de ervas sob os véus, como símbolo de fertilidade.Os primeiros gregos acreditavam que a hera era sinal de amor eterno. Por isso até hoje eles usam essa planta nos buquês.
ANEL DE NOIVADO:
Tradicionalmente, o casal deve realizar uma cerimônia de noivado antes do ritual do matrimônio. A festa é uma celebração antiga, destinada a revelação do futuro casamento. O primeiro anel de noivado foi dado pelo Rei da Alemanha, Maximiliano I à Maria de Burgundy no ano de 1477. Até o século anterior não havia indícios de alianças de noivado ou alguma representação de compromisso através de alianças. A ideia de destinar um período de espera entre o noivado e o matrimônio foi indicada pelo Papa Inocente III, que declarou necessário realizar um período de preparação dos votos eternos.
A ALIANÇA
A palavra “aliança” significa pacto, união, compromisso, e simboliza esse elo que ambos desejam criar entre si. Já os primeiros indícios do uso da aliança no terceiro dedo da mão esquerda apareceram no século XI, como influência de uma crença cristã que acreditava que neste dedo havia uma veia que ia direto ao coração. Assim, desde então o ritual encanta apaixonados de todo o mundo independentemente da religião ou credo. Por fim, como toda noiva é sempre nervosa às vésperas do dia mais especial da sua vida, vai uma dica para acalmar os ânimos: comer coisas leves na semana anterior à data casamento, muitas frutas e legumes. Para dar ainda mais margem ao místico e sagrado, a mitologia romana revela que toda mulher deve colocar uma moeda no sapato antes de ir para o altar. O ritual, ou simpatia, promete tranquilidade e sucesso para o casal por toda a vida.
BEM CASADO
O Bem Casado foi originado na Europa entre o século XVII e XX, que com o passar do tempo sofreu muitas variações. É o doce mais conhecido hoje em dia, principalmente nos Casamentos, sendo uma peça fundamental na maioria das festas e comemorações.
É confeccionado artesanalmente, sua textura é suave e macia, normalmente recheado por um delicioso Doce de Leite e sua embalagem chama atenção pela beleza e originalidade.
Diz a Lenda:"O Bem-casado representa duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo. Para se ter muita sorte e felicidade nesta união deverá ser distribuído um bem-casado para cada convidado. Todo aquele que saborear o doce estará sendo abençoado com a mesma sorte e a felicidade dos noivos."
AMENDOAS
O charme das amêndoas confeitadas como lembrança de casamento é inegável, mas pouca gente sabe qual é a origem dessa tradição. Uma das explicações é que as amêndoas confeitadas teriam substituído cubos de açúcar ou doces delicados, que eram distribuídos nos casamentos dos aristocratas europeus em pequenas caixas chamadas ‘bonbonnieres’. O açúcar era uma mercadoria cara e a sua distribuição nos casamentos simbolizava riqueza e realeza. Com a diminuição do seu valor ao longo dos séculos, foi substituído pelas amêndoas, significando bons desejos aos noivos.
No século XIII, as amêndoas vinham cobertas com açúcar – confeitadas. Cinco amêndoas confeitadas eram embaladas em um tecido nobre, representando fertilidade, longevidade, saúde, riqueza e felicidade ao novo casal.
Há ainda a tradição dos casamentos italianos de distribuição das amêndoas confeitadas. Também em número de cinco, para representar cinco desejos para a vida dos noivos: saúde, riqueza, felicidade, fertilidade e longevidade.
Nos casamentos gregos, elas são chamadas de ‘koufeta’, servidas embaladas e em uma bandeja de prata aos convidados. As ‘koufetas’ seriam distribuídas em números ímpares porque eles são indivisíveis, como deve ser a união dos noivos e tudo o que eles irão compartilhar na nova vida. Ainda na tradição grega, se uma moça solteira colocar as amêndoas confeitadas recebidas como lembrança de casamento embaixo de seu travesseiro, vai sonhar com o seu futuro marido.
A tradição continua e há diversas formas de apresentar as lembranças com amêndoas confeitadas nos casamentos. Elas podem vir em caixas, tules e outros tecidos, ser derramadas charmosamente em taças de champagne ou outros recipientes de vidro ou cristal, garantindo elegância às festas e toda a simbologia de sorte aos noivos e convidados.
Na Roma Antiga, comemoravam-se casamentos e nascimentos com amêndoas doces feitas com mel. O açúcar começou a ser utilizado na produção desses doces festivos, servidos em banquetes de casamento e outras festas importantes, apenas no século XIII.
Segundo relatos, as amêndoas confeitadas teriam sido servidas em 1487 no banquete realizado após o casamento de Lucrécia Bórgia e Alfonso d’Este, filho de Ercole I, duque de Ferrara. E o costume passou a se espalhar pela Itália no fim do século XVIII e início do século XIX, quando surgiram as primeiras fábricas modernas do confeito.
DAMINHAS
Na antigüidade, as meninas se casavam muito cedo, por isso, precisavam da ajuda das irmãs mais velhas para se vestir. Na cerimônia as damas tinham a missão de proteger a noiva dos espíritos ruins. Para confundir esses espíritos, elas se vestiam igualzinho à noiva.
PORQUE MAIO O MES DAS NOIVAS
As noivas cristãs preferem se casar no mês de maio, por ele ser dedicado à Virgem Maria, que é a protetora das uniões. Segundo a Bíblia, foi por causa de Maria que Jesus fez seu primeiro milagre: multiplicou o vinho numa festa de casamento
LUA DE MEL
Na antiguidade, os povos germanos tinham por hábito casar na lua nova. Depois, os noivos brindavam ao luar com uma mistura de água e mel. Vem daí o nome lua-de-mel.
VEU
Nas antigas cerimônias nupciais, gregas e romanas, os noivos cobriam-se inteiramente com um longo véu, num leve tom laranja. Hoje, o véu ganhou outra proporção, ficou curto. A idéia do véu é retratar o recato e a castidade.
As noivas romanas já usavam véus, há dois mil anos. Eles simbolizavam o recato, a honra, a pureza e a castidade. O mais curioso é que o véu só poderia ser retirado pelo marido – depois da cerimônia!
VESTIDO VERMELHO????
Pois é, na antigüidade a cor tradicional do vestido de noiva não era o branco….O eleito pela maioria das mulheres, pode acreditar, era o vermelho, sempre combinado com outros materiais que dessem brilho ao modelo.Na metade do século XIX, a imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, quebrou a tradição medieval, de usar um vestido de cores brilhantes, e escolheu o branco. No período vitoriano, noivas de famílias influentes também começaram a usar vestidos brancos para mostrar que elas podiam ter o privilégio de vestir aquela roupa apenas uma vez. Mas o vestido branco realmente só começou a representar pureza a partir do século XX.
O BOLO
A história do bolo de casamento vem desde a época dos romanos. Eles faziam um bolo de trigo que era esfarelado na cabeça da noiva com a intenção de lhe trazer fertilidade.
O bolo de casamento, nos dias atuais, tem um papel de destaque e não pode faltar em qualquer festa de casamento. Contrario aos tempos antigos, hoje são diversas opções de recheios, tamanhos, camadas, coberturas e sabores. Além de ter sido feito para ser provado, ele também tem sua atração a parte, servindo como objeto de
Cortar o bolo no casamento, significa partilhar o futuro. Por isso é indispensável que os noivos cortem a primeira fatia juntos do bolo de casamento, acompanhados com o brinde do espumante.
PADRINHOS
A origem dos padrinhos no casamento ainda tem vários mitos e lendas. Mas de todas as histórias sempre achamos algumas verdades.
Os padrinhos apareceram na Idade Média; eram homens fortes, normalmente guerreiros e pertencentes ao exercito e tinham por objetivo proteger os noivos, tanto na cerimônia, de possíveis raptores, como no resto de suas vidas.
Os padrinhos apareceram na Idade Média; eram homens fortes, normalmente guerreiros e pertencentes ao exercito e tinham por objetivo proteger os noivos, tanto na cerimônia, de possíveis raptores, como no resto de suas vidas.
As madrinhas nada mais eram do que as damas (servas) da noiva. Elas tinham por objetivo cuidar dos detalhes da noiva e da noite de núpcias
Espero que tenham gostado!
tradição de oferecer amêndoas como lembrança para os convidados vêm da Itália, pela tradição os noivos devem dar 5 amêndoas.
Acredita-se que cada uma das 5 amêndoas representam bons sentimentos e desejos que os convidados compartilham com os noivos.
As amêndoas signifcam: saúde, riqueza, vida longa, fecundidade e felicidade. Para você que estava em dúvida ou não sabia o que oferecer de lembrança as amêndoas são uma ótima opção, além de serem lindas carregam um bonito sigificado.
A tradição de oferecer amêndoas como lembrança para os convidados vêm da Itália, pela tradição os noivos devem dar 5 amêndoas.
Acredita-se que cada uma das 5 amêndoas representam bons sentimentos e desejos que os convidados compartilham com os noivos.
As amêndoas signifcam: saúde, riqueza, vida longa, fecundidade e felicidade. Para você que estava em dúvida ou não sabia o que oferecer de lembrança as amêndoas são uma ótima opção, além de serem lindas carregam um bonito sigificado.
A tradição de oferecer amêndoas como lembrança para os convidados vêm da Itália, pela tradição os noivos devem dar 5 amêndoas.
Acredita-se que cada uma das 5 amêndoas representam bons sentimentos e desejos que os convidados compartilham com os noivos.
As amêndoas signifcam: saúde, riqueza, vida longa, fecundidade e felicidade. Para você que estava em dúvida ou não sabia o que oferecer de lembrança as amêndoas são uma ótima opção, além de serem lindas carregam um bonito sigificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário